segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cefaléia/Enxaqueca

Uma em cada seis pessoas tem dor de cabeça crônica. A dor pode ser latejante ou dolorida em uma ou mais áreas da cabeça. Existem mais de 90 tipos de cefaléias, as mais comuns são as decorrentes de lesões/disfunções da coluna cervical, desordens vasculares, estresse, infecções, gripes e doenças sistêmicas.


O tratamento quiroprático é especialmente eficaz em dois tipos de dores de cabeça: as dores causadas por desordens da coluna cervical (90% das dores de cabeça), e as enxaquecas, que é uma dor pulsátil que pode causar aura em casos severos.



Dor de Cabeça de Origem Cervical

Caracterizada por uma dor que vem da nuca e das têmporas. Pode ser também caracterizada como uma dor em faixa sobre a região superior da cabeça. Sempre acompanha tensão dos músculos do pescoço, do rosto e disfunção das articulações da nuca. Pode ser agravada por stress, fadiga, som alto ou luminosidade forte. A dor pode se localizar na nuca, passar para a cabeça e até passar para a região da testa.

A freqüência da dor é variável, pode ser agravada ao baixar a cabeça, pode gerar náuseas moderadas. As dores podem ser aliviadas com descanso, diminuição do stress, atividade física nem sempre piora o quadro.

Examinação

O quiropraxista procura por músculos com disfunção e articulações com perda de mobilidade, principalmente a coluna cervical e a coluna torácica, um padrão postural pode favorecer a cefaléia. Os músculos tensionados do pescoço tem um papel muito importante como causa da dor de cabeça.

A Eficácia do Tratamento Quiroprático para Dor de Cabeça de Origem Cervical

Em um estudo em que se comparou o Tratamento Quiroprático com o uso de Amitriptilina foi encontrado os seguintes resultados: O tratamento quiroprático foi efetivo para dor de cabeça de origem tensional. A Amitriptilina foi ligeiramente mais eficaz na redução da dor no final do período de tratamento, mas mais efeitos colaterais foram apresentados. Quatro semanas após o tratamento, os pacientes que receberam o tratamento quiroprático ainda apresentavam alívio de dor em contraste com os pacientes que receberam Amitriptilina que voltaram a sentir as dores1.


Em um estudo em que se comparou o tratamento quiroprático com uso de medicamentos para tratamento de dor de cabeça foi possível as seguintes conclusões: Quase que sem exceção, o tratamento quiroprático foi superior em termos de redução da tensão, freqüência da dor de cabeça, intensidade e melhora do status de saúde dos pacientes quando comparado com outros medicamentos convencionais2.




Tratamento

Identificação dos agentes que contribuem ou causam as cefaléias, como vícios posturais, atividades exaustivas. O tratamento quiroprático inclui além das técnicas de ajuste da técnica Diversified para remover as disfunções articulares, a Liberação Miofascial para tirar as disfunções musculares, pode ser utilizado gelo em casos severos. Técnicas como Impulse, McKenzie, Activator, Bandagens, Drop Table, Nimmo também são importantes, e serão utilizadas conforme as características do paciente.




Consulte o Quiropraxista Danilo Messa da Silva para uma avaliação e plano de tratamento.


1. Boline PD. Spinal manipulation vs. amitriptyline for the treatment of chronic tension type headaches. Journal of Manipulative Physiological Therapeutics. 1995 18(3):148-54

2. Hurwitz. Spine. 1996; 21:1746-1760

Nenhum comentário:

Postar um comentário