segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Artrite/Artrose

É artrite! Isto é dito para quase toda dor que é experimentada na idade avançada. Nem toda artrite gera dor. Artrite/Artrose é uma condição decorrente de estresse crônico sobre alguma articulação ou uma degeneração decorrente da idade, e está relacionada a fatores naturais do envelhecimento. O maior problema é quando a Artrite/Artrose é a causa de dor. 

Geralmente os pacientes descrevem uma dor de origem articular, caracterizada por uma rigidez matinal, que surge também ao ficarmos longos períodos sentados ou em uma mesma posição. Esta dor alivia conforme vamos nos movimentando, é uma dor moderada e que não limita de toda forma as atividades diárias do paciente.

No entanto existem diversos tipos de artrite, divididas em 2 tipos principais, as inflamatórias e as não inflamatórias. As artrite inflamatórias geram inchaço das articulações, acúmulo de líquido e vermelhidão. Dependendo da artrite pode ser exigido uma avaliação e tratamento medicamentoso com um médico reumatologista, e neste caso o tratamento quiroprático deve ser realizado com muito critério e cuidado, por vezes é contra-indicado. O diagnóstico é feito mediante exame de imagem como: Raio-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e exames de sangue.


As artrites mais comumente tratadas em quiropraxia são as de origem degenerativa, e precisam ser avaliadas quanto ao seu grau para escolha de técnica mais apropriada para tratamento.



Tratamento:

As artrites degenerativas podem ser acompanhadas de outras lesões como, Doença Degenerativa Discal, Hérnia de Disco Lombar, Estenose Vertebral, nestes casos o tratamento com Flexão/Distração passa a ser o mais apropriado. Quando temos perda de mobilidade uma combinação das técnicas Diversified, Drop Table, Impulse e Activator  podem ser mais indicadas.

Tão importante quanto aliviar a dor é evitar o avanço da patologia, ou controlar as crises de dor. Evitar atividades que provoquem mais dor e a prática de exercícios físicos para fortalecer a musculatura são essenciais. Se a musculatura está fortalecida não ocorre sobrecarga das articulações, exercícios costumam ser as principais recomendações. Alongamentos e movimentos das articulações são importantes para aliviar a rigidez articular, em muitas vezes uma dieta quanto a restrição de alimentos pode ser necessário.

Consulte o Quiropraxista Danilo Messa da Silva para uma avaliação e plano de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário