Flexão/Distração

Flexão Distração (F/D) é um casamento dos princípios da quiropraxia e dos princípios básicos da medicina osteopática. Atualmente esta técnica descompressiva é considerada uma das melhores formas de tratar a dor lombar.

Efeitos da técnica descompressiva de F/D1:

- aceleração da recuperação do disco intervertebral
- queda de pressão dentro do núcleo pulposo do disco intervertebral
- aumento da área do forame intervertebral em até 28%
- restaura as relações fisiológicas de movimento das articulações

Antes
Depois

A técnica de F/D de descompressão é bem pesquisada, bem documentada e comprovadamente eficaz para descomprimir os nervos espinhais no tratamento da dor lombar. É um procedimento suave, não-cirúrgico, de baixa força que ajuda a coluna a se recuperar corretamente - e a mantém livre de dor ao máximo possível.

O equipamento foi criado em 1909 por J. V. McManis um médico osteopata e quiropraxista americano. No final da década de 60 o quiropraxista James M. Cox protocolou os procedimentos na mesa e desenvolveu a técnica. Os procedimentos são aperfeiçoados e desenvolvidos até hoje e representam vanguarda em Quiropraxia.

John McManis


F/D é marcadamente uma técnica capaz de gerar grandes resultados com tratamento conservador para problemas de disco, onde outras técnicas e profissionais não conseguem atingir.



Hoje, a técnica de Flexão Distração de descompressão é "padrão ouro" usado por milhares de quiropraxistas ao redor do mundo para tratar a dor lombar.


Condições de dores na coluna que poderão beneficiar com F/D*:

Hérnia de disco lombar e dor na perna
Espondilolistese
Estenose
Doença degenerativa discal
Síndrome da faceta
Dor pélvica
Defeitos de compressão
Perda da amplitude de movimento da coluna
Dor persistente mesmo após cirurgia
Escoliose (não para curar, mas para manter a mobilidade da curva)
Dor nas costas por gravidez
Subluxação
Desvios posturais
Dor nas costas de origem mecânica
Osteoartrite da coluna
Os pacientes incapazes de tolerar o ajuste manual



Dependendo da extensão da dor, existem 2 métodos a serem seguidos: o Protocolo I (dor em um membro abaixo do joelho) e do Protocolo II (dor centralizado para coluna e / ou na perna acima do joelho).**

A Mesa:



O tratamento de F/D exige a utilização de um equipamento, no caso a mesa de flexão/distração. Existem diversos modelos da mesa, no entanto somente alguns modelos possibilitam a execução adequada da técnica. O equipamento permite realizar uma série de movimentos da coluna lombar.

A mesa é dividida em 2 segmentos, caudal e cefálico. O segmento caudal é totalmente móvel, permite ao profissional realizar os movimentos de flexão, extensão, inclinação bilateral, rotação e tração axial. Todos os movimentos podem ser controlados em finos graus de amplitude de movimento. Na extremidade caudal exitem 2 tornozeleiras que servem para prender os tornozelos do paciente e maximizar a tração sobre a região lombar, na outra extremidade existe um pegador, onde o paciente pode sustentar a tração e aumentar o efeito da tração. O equipamento facilita também uma série de procedimentos quiropráticos, em especial a técnica Diversificada.

No consultório o Quiropraxista Danilo Messa da Silva possui uma mesa McManis Super Deluxe Model 1938 original, desenvolvida e construída pelo próprio John V. McManis DO DC (criador do equipamento), Esta é uma das únicas mesas de F/D de todo o Brasil.


O Tratamento:

Depois de ser submetido a um exame minucioso, que leva o Quiropraxista à um diagnóstico neuro-músculo-esquelético específico da lesão da coluna a ser tratada, é iniciado o tratamento:


O paciente deita de bruços na mesa de F/D. Um teste de tolerância é realizado antes da aplicação da técnica para garantir que o tratamento não vai agravar a condição do paciente. Ao realizar o tratamento, o quiropraxista concentra-se em um único segmento vertebral.

O objetivo é reduzir os efeitos estenóticos por queda de pressão intra discal, permitindo assim a redução do disco, um aumento no tamanho do forame intervertebral, e uma redução da pressão sobre o gânglio da raiz dorsal e as saída das raízes nervosas.


Ajustamento da Coluna Lombar***

O Quiropraxista irá realizar uma pressão sobre a parte posterior da vértebra (a parte proeminente da vértebra) para isolar um único segmento para o tratamento. A manipulação de distração é aplicada manualmente sobre a região lombar do paciente, para aquele nível da coluna em que tenha sido designada para o tratamento. O quiropraxista controla todos os movimentos e as resposta da coluna ao realizar o tratamento.



O Protocolo de Tratamento I envolve três períodos de movimentos. Entre cada período, o quiropraxista permite a região descansar, realizando uma liberação miofascial para reduzir espasmos musculares e aumentar a circulação sanguínea.




Protocolo de Tratamento II envolve colocar as articulações da coluna nas suas amplitudes normais de movimento. A seção caudal da mesa (onde as pernas do paciente ficam) é manobrada para cima e para baixo (para a flexão e extensão), de lado a lado (para a flexão lateral), ou em um movimento circular (para circundução). Todos os movimentos são lentos e com a tolerância do paciente.

Benefícios:

Na avaliação dos benefícios um fato em particular se destaca: tem sido demonstrado que F/D funciona melhor do que a terapia de exercício ativo no realinhamento e restauração de amplitude de movimento inerentes à coluna vertebral e na redução da dor lombar - especialmente em pacientes com radiculopatia.

Conforme os resultados publicados pela revista European Spine Journal2 em 2006 uma pesquisa financiada pelo Governo Americano (HRSA), que comparava os cuidados de F/D da quiropraxia e tratamento conservador médico para dor lombar, concluiu que:


"No geral, a distração-flexão proporcionou maior alívio da dor lombar que o exercício ativo [abordagem conservadora], os indivíduos que apresentavam radiculopatia “dor ciática” apresentavam melhora significante maior3.”


1. Gay R. E.; Ilharreborde B.; Zhao K. D.; Berglund L. J.; Bronfort G.; Kai-Nan An. Stress in Lumbar Intervertebral Discs during Distraction: A Cadaveric Study. Spine J. 2008; 8(6): 982–990

2. Gudavalli M. R.; Cambron J. A.; Gregor M.; Jedlicka J.; Keenum M.; Ghanayem A. J.; Patwardhan A. G. A randomized clinical trial and subgroup analysis to compare flexion–distraction with active exercise for chronic low back pain. Eur Spine J (2006) 15: 1070–1082

3. Jerrilyn A Cambron J. A.; Gudavalli M. R.; McGregor M.; Jedlicka J.; Keenum M.; Ghanayem A. J.; Patwardhan A. J.; Furner S. E. Amount of health care and self-care following a randomized clinical trial comparing flexion-distraction with exercise program for chronic low back pain. Chiropractic & Osteopathy. 2006, 14:19


* Esta lista não é inclusiva de todas as condições, nem exclusivo de outras condições. Nem todos os pacientes com essas condições específicas podem se beneficiar, outros fatores podem influenciar a evolução clínica. Estas são apenas condições gerais. O Quiropraxista irá examinar cuidadosamente cada caso, com o paciente e/ou médico de saúde, para determinar o método e plano de tratamento adequado de forma individual.

** Aviso: Este site não se destina a diagnosticar ou garantia de resultados. É projetada para educar e informar apenas. Por favor, procurar cuidados de um profissional habilitado que inclui uma análise aprofundada levando a um diagnóstico e uma estratégia de tratamento bem planejada.

*** A explicação breve de tratamento oferecido nesta página não serve para descrever completamente a técnica de flexão distração e de ajuste de descompressão e manipulação. Ela serve apenas como introdução à sua utilização.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário